Notícias

Logo SNG

O seu carro entrou em aquaplaning, saiba o que fazer!

Durante a época de inverno é comum cair numa das armadilhas que as estradas oferecem como o acquaplaning, ou aquaplanagem, saiba o que fazer numa situação como esta.

Citação do sítio Motor24:

O seu carro entrou em acquaplaning numa estrada alagada, ou pior e mais assustador, numa autoestrada que parece o Ganges durante as monções. O que devo fazer?

A resposta é – nada. Uma aquaplanagem dura cerca de dois ou três segundos durante os quais o seu carro vai literalmente a surfar uma onda, enquanto o condutor não tem qualquer tipo de controlo sobre a viatura. O melhor é mesmo não fazer nada – nem travar violentamente, nem dar guinadas no volante, nem acelerar a fundo.

Deve apenas esperar pelo momento em que a borracha do pneu volta a ter contacto com o asfalto e você volta a tomar as rédeas do seu automóvel.

Quando muito, se o seu carro tiver ABS pode tentar travar muito suavemente até ao momento vital em que você recupera o controlo do carro e deve então apontá-lo à trajetória que pretende tomar ou retomar.

No caso do seu carro ter entrado em derrapagem, mantenha o sangue frio, não faça movimentos bruscos de volante e aponte para o “ponto de fuga”, acelerando suavemente para reganhar tração.

Fonte e mais informações sobre este tema em: www.motor24.pt

Acesso Parceiros

S5 Box

Entrar

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.